terça-feira, 28 de junho de 2011

Sugestão de leitura da ASCOM/UEPB: O Martírio dos Viventes, de Paulo Cavalcante


Por Oziella Inocêncio, da ASCOM/UEPB

O Martírio dos Viventes é a história do escritor Paulo Cavalcante, um retirante ruralista que fez da sua vida uma peregrinação pelas feiras literárias brasileiras. Chapéu, alparcatas, bolsa de couro, uma cabaça de água, muitos livros na mão, em cima de um tamanco inusitado, o escritor passeia pelos eventos para mostrar aos leitores a sua criatividade.

Sobrevivente da seca de 1992/93, em Caraúbas, na Paraíba, Paulo criou personagens e enredos fictícios para eternizar a história dos nordestinos que vivem em secas reais no semi-árido. A obra do escritor retrata o sofrimento do solo, dos animais e dos homens, além de abordar temas como religiosidade, mortalidade infantil, exclusão social e resistência.

Ex- aluno da UEPB, Paulo doou, recentemente, exemplares da obra para as bibliotecas da instituição. Assim, o livro pode ser encontrado nas bibliotecas do Centro de Educação (CEDUC) e também na Biblioteca Central da UEPB, localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. O Martírio dos Viventes é o primeiro livro de Paulo, sendo que a publicação já está na quarta edição.

Vestido à caráter das suas tradições naturais, o escritor percorre os maiores eventos de Literatura do país, como a Feira do Livro de Parati, as bienais do Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Natal e Brasília, entre outras. Um dos destaques da indumentária de Paulo é o tamanco, uma plataforma confeccionada por ele, com 35 cm de altura, a base de madeira umburana e oca por dentro, na qual ele usa para guardar objetos pessoais e alimentos, a exemplo de banana, cenoura, castanhas, rapadura e mel.

Nascido em Caraúbas, micro-região do Cariri Paraibano, Paulo mora em Campina Grande desde 1981, quando veio estudar e trabalhar na cidade. Naquela década, graduou-se em Administração pela Universidade Regional do Nordeste (antiga URNe). Já em 1998, concluiu Licenciatura Plena em História e, em 2000, Especialização em Formação do Educador - ambas na UEPB. Assim, atualmente, Paulo divide a verve inventiva para as letras com o ofício de professor.

FONTE: http://uepbonline.blogspot.com/2010/05/sugestao-de-leitura-da-ascomuepb-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário