quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FLIP 2010

Flip: “uma elite intelectual”



O paraibano Paulo Cavalcante está em sua sexta Flip – a sexta entre as oito edições possíveis da festa. Todo ano, ele viaja de Campina Grande, a pouco mais de 100 quilômetros de João Pessoa, para Paraty, com o objetivo de vender um mesmo livro, O Martírio dos Viventes, único romance lançado até aqui.

O livro, que segundo Cavalcante se trata de um romance regionalista sobre os 21 meses seguidos de seca enfrentados em seu estado, está em sua quinta edição. Cada tiragem tem 1.000 exemplares. O escritor conta que trabalha 12 horas por dia, vestido a caráter (caráter folclórico, feito de chapéu e bolsa de couro), sobre tocos de madeira ocos em que guarda seus mantimentos, como banana e rapadura, além de uma escova de dente. Como resultado desse expediente, a cada Flip, ele vende de 100 a 120 exemplares da obra, editada de maneira independente. Cada exemplar custa 10 reais.

Parece muito trabalho para pouco resultado, mas Cavalcante acha que vale a pena o esforço. “A Flip é uma elite intelectual”, diz o escritor, que nesta quinta fazia ponto em frente à Tenda dos Autores, por onde trafegam os convidados da Flip. E aspirantes à consagração.

Maria Carolina Maia


FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/meus-livros/eventos/flip-uma-elite-intelectual/



Nenhum comentário:

Postar um comentário